O Centro de Atividades de Tempos Livres é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, práticas de atividades específicas e multi-atividades.
São objetivos do CATL, nomeadamente:
a) Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, por forma a ser capaz de se situar e de se expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
b) Colaborar na socialização de cada criança ou jovem, através da participação da vida em grupo;
c) Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;
d) Assegurar o acompanhamento das crianças no seu percurso escolar, nomeadamente nas deslocações para o estabelecimento de ensino e nos momentos livres de atividades letivas;
e) Proporcionar atividades integradas num projeto de animação sociocultural, em que as crianças possam escolher e participar voluntariamente, considerando as características dos grupos e tendo como base o maior respeito pela pessoa;
f) Melhorar a situação socioeducativa e a qualidade de vida das crianças;
g) Potenciar a interação e a inclusão social das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar;
h) Promover o respeito pelas crianças, nomeadamente da sua dignidade e intimidade;
i) Assegurar a divulgação e o cumprimento das regras de funcionamento do estabelecimento/ estrutura prestadora de serviços;
j) Promover a participação ativa dos utentes e/ou seus representantes legais ao nível da gestão da resposta social.
Os serviços prestados pelo CATL definem-se em:
1 – Apoio Sociofamiliar:
a) Promoção de acolhimento, guarda, proteção, segurança e de todos os cuidados básicos necessários a crianças e jovens;)
b) Vertente de retaguarda familiar, durante o tempo parcial de afastamento da criança ou jovem do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui os serviços direcionados aos cuidados básicos de:
Alimentação (almoço e acompanhamento no lanche) diferenciada de acordo com as necessidades da criança/jovem;
Saúde – assegurando o desenvolvimento harmonioso da criança/jovem, colaborando com a família na deteção e despiste precoce de situações de doença, inadaptação ou deficiência, proporcionando o seu adequado encaminhamento.
2 – Apoio Educativo-Pedagógico:
a) Promoção do desenvolvimento integral da criança/jovem, num clima de segurança afetiva e física, acompanhando e estimulando o seu processo evolutivo, através de práticas adequadas a cada faixa etária;
b) O desenvolvimento pessoal/social da criança/jovem;
c) A colaboração e partilha de responsabilidades no processo educativo com a família;
d) O favorecimento da formação e desenvolvimento equilibrado da criança/jovem, através da promoção de aprendizagens diferenciadas e significativas;
e) A estimulação do desenvolvimento da criança/jovem, nas suas componentes emocionais, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturadas e organizadas.